sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ACervA Catarinense

Olá pessoal!



Vou tentar aqui juntar três postagens em uma só, para disfarçar o atraso. Farei um link entre as três e no final elas farão sentido.


Primeiro, vou citar a fundação da ACervA Catarinense, ocorrida em 17/05/2008 na Cervejaria da Ilha, Florianópolis. O conceito de ACervA nasceu no Rio de Janeiro como forma de difundir a cultura cervejeira, reunindo em um mesmo espaço "homebrewers" já existentes e estimulando o surgimento de muitos outros. Logo depois essa idéia ganhou força e muitas outras ACervAs (estaduais) foram fundadas tais como a Paulista, a Mineira e a Gaúcha.


Pela tradição de nosso estado e pelo número de cervejeiros caseiros, a Catarinense já estava demorando demais e depois de conversas na Panificadora Metrópole e na lista de emails, enfim foi marcada tão esperada data.

Muitos conhecidos de padoca, além do Selvino e do Rubens Deeke de Blumenau estavam presentes para aprovar o estatudo e eleger a diretoria, tudo regado a chopp Moçambique e diversas produções caseiras.


Segue a foto e a estrutura da recém fundada associação:


Presidente: Marco Aurélio Zimmermann
Vice-Presidente: Raphael Calage Tonera
Diretor Administrativo: Tiago Costa Pinto
Diretor Financeiro: Ricardo Panarotto
Diretor Jurídico: Filipe Costa
Diretores Regionais:
- Vale do Itajaí: Rubens Deeke
- Extremo-oeste: Fabrício Donatti
- Planalto-serrano: Gustavo Brascher
- Meio-oeste: Eduardo Hartmann
Conselho Fiscal:
1. Alysson Chequetto
2. Murilo Foltran
3. Selvino João de Souza Junior
4. Max Leiras Prujansky
5. Juan Vianna
6. Luciano José Silva Duarte



Logo após a fundação muitas atividades foram definidas, entre elas o registro oficial e formal da associação, a criação do logotipo e um encontro que a princípio seria realizado em Julho em Blumenau(capital nacional da cerveja).


Dito e feito. Dentre as idéias apresentadas para logotipo da Associação(todas do Selvino), foi escolhida a que representava a natureza do cervejeiro caseiro, ou seja, colher de pau e panelão, além de destacar muito bem as cores de nosso estado.

A segunda atividade proposta para breve seria um encontro em Blumenau para apresentar a idéia para os cervejeiros do Vale do Itajaí já que em um primeiro momento, grande parte do povo que "deu as caras" reside em Floripa e região e também costuma se reunir assiduamente na Padoca.



E o encontro aconteceu em 26 de julho de 2008, no restaurante Germânia, no centro de Blumenau. Muito bem organizado pelo Rubens Deeke e pelo Selvino, lá encontramos a grande turma de cervejeiros do Vale, regados a cervejas caseiras, barris de chopp da Schornstein, Opa Bier, Das Bier, Wunderbier e Eisenbahn e uma deliciosa comida típica alemã oferecida pelo anfitrião Ricardo(proprietário da Germânia).


Por coincidência, naquele sábado a Eisenbahn estava comemorando seus 6 anos e é claro que fomos prestigiar a festa, já como ACervA Catarinense e fomos muito bem recebidos.



Com isso tudo, podemos considerar muito bem fundada a Associação, já muito ativa e sinalizando um futuro muito próspero.


Boa cerveja a todos!

Nenhum comentário: